Na maioria dos posts, existem hiperligações, de cor azul escuro, nas quais basta clicar para ter acesso às notícias, outros posts etc.

sábado, 7 de novembro de 2015

Proximidade ou diferença entre Aníbal Cavaco Silva e José Mário Vaz (Jomav)

Não pretendo aqui fazer uma análise profunda de cada caso, mas comparar em termos práticos, o que pode aproximar ou diferenciar Aníbal Cavaco Silva e José Mário Vaz (Jomav).
O Presidente da República «PR» de Portugal Cavaco Silva, no decorrer do seu segundo mandato de cinco anos, já está a coabitar com um quarto governo constitucional. Já fez uso da "Bomba Atómica" no bom sentido do termo e, provavelmente, voltará a usar outra com o executivo do Primeiro-Ministro «PM» Pedro Passos Coelhos, caso o programa de governo seja chumbado.
Por seu lado, Jomav, no decorrer do seu primeiro mandato como PR da Guiné-Bissau, já está a coabitar com o terceiro governo em exercício. Já usou a "Bomba Atómica" para dois PM (Domingos Simões Pereira e Baciro Djá). E talvez possa voltar a fazer o uso de uma "Bomba Atómica". Isto é, o actual PM (Carlos Correia), que é pela quarta vez o PM, é conhecido pela sua falta de sorte por não ter terminado nenhum dos seus anteriores mandatos pela forma prevista na lei constitucional. 

Ambos os PR têm viajado bastante ao longo dos seus mandatos (merecendo o título de "O Viajante"), no entanto, embora Cavaco Silva não tenha nunca visitado a Guiné-Bissau enquanto PR, Jomav já fez diversas visitas ao seu homólogo português.

Esperemos que Jomav não venha a coabitar com tantos ou mais governos que Cavaco Silva, o que será sinal de alguma estabilidade na Guiné-Bissau - significará que, pela primeira vez na história da Guiné-Bissau, um governo terá chegado ao fim do seu mandato pela forma prevista na lei (já que o seu homólogo conseguiu isso por duas vezes).


Sem comentários:

Enviar um comentário